top of page

Sementinha

 

   Projeto Sementinha tem o propósito de aumentar a adesão ao programa de pré-natal, acompanhar a operacionalização das ações mínimas preconizadas, pelo Programa de Humanização do Parto e Nascimento, às gestantes, parturientes, puérperas, e recém-nascido cadastrados no programa, além de estimular e conscientizar as gestantes sobre a importância do pré-natal.

     A ação originou-se da perspectiva da educação problematizadora a partir da sensibilização de um grupo de acadêmicos de enfermagem acerca da realidade a qual as gestantes, usuárias do serviço de saúde de Pontal do Araguaia/MT, estão inseridas, após os mesmos terem a oportunidade de confrontar o conhecimento teórico advindo da academia com a realidade das gestantes do referido município.

  O projeto é desenvolvido em quatro etapas, sensibilização e cadastramento, visitas domiciliares, monitorização das ações mínimas preconizadas pelo programa de humanização do parto e nascimento e a visita à maternidade de referência. Os resultados foram positivos, houve maior conscientização da população alvo quanto à importância da realização, adesão ao programa de pré-natal, pode-se afirmar que o projeto foi capaz de interferir positivamente nas dificuldades inicialmente diagnosticadas na comunidade em foco.

    A ação tem contemplado a equipe executora com momentos de reflexões quanto à arte de educar-cuidar da enfermagem ao considerar a critica a reflexão e transformação da realidade das gestantes, puérperas, recém-nascidos e suas famílias a partir da proposta da educação popular em saúde. 

Sementinha Doula

 

   Projeto Sementinha contou com uma vertente que buscava a implantação da Doula em Barra do Garças. Com atividade extensionista que tinham a finalidade de apresentar às gestantes e aos profissionais de saúde a práxis da Doula.

    O projeto obteve êxito e rendeu publicações ao projeto como o artigo Benefícios de acompanhante treinada durante o processo de parturição: revisão integrativa.

Sementinha: Não vai dar Zika

 

   O enorme desafio à saúde pública deve-se ao impacto na qualidade de vida das famílias, ao aumento da mortalidade neonatal, ao número crescente de casos de microcefalia, ao pouco que se sabe sobre as limitações que os recém-nascidos com microcefalia terão e à rede assistencial despreparada para dar suporte necessário.

   Frente a este contexto sanitário, tem-se a perspectiva de aprimorar a práxis dos alunos de graduação em enfermagem para conseguirem minimizar o impacto desta enfermidade, utilizando todos os recursos possíveis para assistir, disseminar os conhecimentos para a população em estado de vulnerabilidade (mulheres em idade reprodutiva e gestantes).

    Este projeto além da pertinência social por contemplar o desafio atual da saúde pública tem a formação de recurso humano de qualidade com proficiência técnica e pensamento crítico reflexivo como um de seus desígnios. Esta ação extensionista será desenvolvida de forma intersetorial em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

   O público alvo serão as mulheres em idade reprodutivas e gestantes usuárias dos serviços de saúde e educacional dos dois municípios. Estima-se contemplar 9.283 pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao compreender que educação é o melhor instrumento de combate à epidemia, como resultado desta ação, espera-se: reduzir o potencial vetorial do Aedes; empoderar a população em vulnerabilidade a utilizar medidas de prevenção; estimular a participação da comunidade no enfrentamento à epidemia; disseminar formas de precaução e de prevenção à infecção por Zika; minimizar ansiedade, aflição das gestantes neste momento de crise sanitária, cuja microcefalia é a consequência mais nefasta.

  • c-facebook

© 2018 por Projeto Sementinha

bottom of page